Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Falemos de design novamente

por sacha hart, em 09.01.18

Em 2018 há um tema que quero reavivar no blog – o design. Em tempos era um dos temas principais do Rebel Yell, mas no ano passado nem viu um post dedicado ao mesmo. A tendência inverte-se graças ao desafio que a Equipa Sapo me lançou para partilhar as minhas inspirações neste que é um dos meus hobbies preferidos!

Quando me refiro a design é, na verdade, a remodelação do visual dos blogs. Foi algo pelo qual ganhei interesse há cerca de 5 anos, ainda quando o Rebel Yell era criado de fresco. Não sabia o que envolvia nem por onde começar, mas aos poucos e poucos, com a ajuda de imensos tutoriais e após muitas tentativas falhadas, finalmente consegui desvendar os códigos CSS e HTML que dão corpo ao visual dos nossos blogs e criar os primeiros designs.  Rapidamente se tornou uma das coisas que mais fazia e, sempre que me apanhavam ao computador, estava à procura de aprender mais ou a trabalhar em novos designs que depois passei a partilhar na blogosfera e, mais tarde, a criar o The Design Project.

Tudo isto porque acredito que, apesar de o mais importante num blog ser o seu conteúdo, o visual do mesmo tem peso na impressão daqueles que o leem. Os leitores reconhecem-nos não só pela escrita, como também pela imagem. Antes de lerem os nossos posts, reparam nas cores, fontes e restantes elementos que emolduram o texto. Nisto tenho a dizer que ao dar de caras com um novo blog sou influenciada pelo seu aspeto já que considero muito mais agradável ler um post num design legível e bonito, a fazê-lo num blog que descurou esta tarefa.

Mas, mais importante que ter um design bonito, é, na minha opinião, ter um design que grite a essência do blog e do blogger por trás. Um visual que espelhe a personalidade do seu conteúdo convida ainda mais a ser lido! Foi por esta razão que comecei a criar visuais personalizados e este post destina-se precisamente a mostrar-vos o processo!

 

Design

  

Os primeiros passos: planear

Criar um design de raiz raramente é tarefa simples e a parte mais complicada consegue ser por vezes idealizar que design quero fazer, especialmente em alturas em que as ideias abundam e não sei qual delas seguir. O que faço é procurar inspiração e refletir em como quero que o resultado final, criando depois um rascunho que contenha quais os elementos que quero incorporar (barra lateral, barra de navegação, widgets, número de componentes...). Penso igualmente em que estilos de fontes quero usar ou combinar, nas cores e texturas que quero misturar e nas decorações de texto ou elementos. Deixo tudo escrevinhado a papel para me guiar. Não há uma escolha certa nem errada, o objetivo é pura e simplesmente criar uma base que sirva de ponto de partida para começar a executar o design. Nesta fase uso como ferramentas indispensáveis alguns sites tais como: Pinterest onde procuro inspirar-me noutros designs e paletes de cor mas onde também é possível encontrar tutoriais e dicas sobre design; COLOURlovers para encontrar esquemas de cor; 

 

Mãos à obra: executar

Começa a parte divertida mas que dá bastante trabalho. Com base no rascunho de inspirações, começo por transformar as cores, depois os tamanhos, elementos e por aí em diante. Na verdade, o que faço é brincar com as alternativas, experimentar várias combinações até estar satisfeita com o resultado. É normal ter bloqueios, é normal que erros aconteçam e é normal que aquilo que planeei antes de começar não se realize de todo. Posso levar horas ou dias até alcançar um primeiro esboço do design, mas o importante é nunca desistir até ter algo de que me orgulhe e goste. Nesta fase, para sites úteis, recomendo W3Schools que está lá para mim sempre que preciso de esclarecer alguma dúvida em relação aos códigos. Para iniciantes este site é uma pérola!

 

Limar as arestas: rever

Por fim, resta-me analisar o esboço final a que chego. A prioridade é não só assegurar-me que gosto do resultado final, mas também de que este esteja equilibrado e completo. Revejo todos os elementos, personalizo o conteúdo dos componentes e testo-o em várias browsers para me assegurar que bate tudo direitinho independentemente do computador, tablet ou telémovel que o vizualiza. Estando tudo okay, resta-me implementá-lo no blog, já que nunca crio visuais diretamente no blog a que estão destinados. 

 

Portefólio

 

 Espero ter-vos incentivado a começarem a experimentar a personalização dos vossos blogs. Foi algo muito geral mas caso queiram ver posts mais específicos e elucidativos estarei completamente disponível para o fazer. Para algo mais não hesitem em contactar-me para sachaa.hart@gmail.com 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:56


3 comentários

Sem imagem de perfil

De Hellen Henriques ❤ a 10.01.2018 às 00:07

Só á pouco tempo é que ganhei coragem para começar a arriscar e a experimentar usar e mexer nos códigos mas continuo sem perceber patavina disto, pouco a pouco vou tentando fazer algumas alterações no blog mas é difícil, muito difícil para mim!

Beijinhos, Hellen Henriques ❤
https://instantesimprovaveis.blogspot.pt/
Imagem de perfil

De Carlota a 11.01.2018 às 22:23

Olá!
Desde que comecei o meu blog que pensei em começar a mexer um pouco nos códigos e a personalizar o meu blog, no entanto não tinha noção de como o fazer e após ler este post, fiquei com mais vontade ainda!
Obrigada pelos conselhos, serão uma ajuda preciosíssima!
Beijinhos <33
Imagem de perfil

De twilight_pr a 13.01.2018 às 18:29

Sabes como é para mim mexer nas coisas, mexo no básico e já vai com muita sorte. Eheheh xD
Basicamente amo o teu trabalho, gosto bastante do que fazes e vejo realmente um grande empenho neles!
Eu sou uma chata quando vejo os teus trabalhos, sobretudo porque parece que tudo o que fazes acaba, num certo ponto, encaixar-se em tudo o que eu gosto e nos meus gostos!
Eheheh xP

Beijinhos <3

Comentar post




Lisboeta de 20 anos a aventurar-se em Erasmus. Blogger, leitora e pseudo-escritora nos tempos livres. Entusiasta e sonhadora.


+ sobre mim

→ seguir perfil




Mensagens

Design Portefolio


Facebook Page



feed