Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Vida no Secundário

por sacha hart, em 14.07.15

Vida no Secundário é uma das tags que tem marcado o meu blog desde Setembro de 2012. Dou por terminados os seus dias agora que esta fase da minha vida de estudante acabou. Tudo isto faz-me relembrar como tudo foi desde os primeiros dias até aos últimos. 

Foram três anos intensos marcados por bons momentos que vou guardar no meu coração para sempre. Foi na escola secundária que conheci professores inspiradores, entrei em contacto com matérias que mudaram a minha visão do mundo e, mais importante ainda, criei amizades com pessoas que foram fundamentais para me manter sã durante estes três anos. No entanto (e lamento dizê-lo), tudo isto sabe a pouco quando comparado com as más recordações que o secundário deixa. Talvez estivesse com demasiadas expectativas no inicio destes três anos e por essa razão saia desiludida da mesma. Três anos passados numa escola que me deixava infeliz pois a maioria dos seus alunos eram pessoas tão incompatíveis comigo que me buliam os nervos. Por essa razão, creio eu, explica-se a tendência de ter feito poucos amigos. Não sei quantos deles permanecerão na minha vida a longo prazo e isto é a pior coisa de todas. Para além disso, conto ainda a incompetência de alguns professores que por mim passaram e da administração da escola em algumas coisas que senti como uma chapada na cara, a ausência de um bom espírito escolar e também, como não podia deixar de dizer, a completa ausência de uma viagem de finalistas e baile de finalistas que eram duas experiências pelas quais eu queria muito ter passado.  

Tudo o resto foi normal.  Aprendi muitas coisas novas e boas. Formei-me enquanto aluna, mas também enquanto pessoa. Passar pelo secundário não foi nenhum massacre como fazia querer. Se podia ter sido melhor? Podia. Mas vou deixar-me de arrependimentos e lamentações porque tudo isto acabou e quero começar um nova fase sem guardar rancores. Se há algo que o secundário me ensinou foi que tenho de conseguir as coisas por mim mesma e não esperar que venham até mim. Por isso tenho de me esforçar mais, lutar mais e querer mais. A motivação é bela e faltou-me isso no secundário. Que os erros que fiz no secundário sirvam de exemplo para os próximos anos. Siga a nova fase, siga a minha vida universitária! 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:39


10 comentários

Imagem de perfil

De moon a 14.07.2015 às 17:07

eu gostei bastante do secundário :)
boa sorte para a nova etapa :p xx
Imagem de perfil

De pat a 14.07.2015 às 18:50

Eu odiei o secundário, não fui a baile nem viagem de finalistas. Simplesmente odiei aquela porcaria, nunca me senti bem, nunca me senti eu própria e quando era eu mesma parecia que todos me julgavam. Odeio estudar, odeio pegar em livros. Acho que estes 12 anos que tive de escola não serviram para nada na minha vida. Só poucas coisas que aprendi nestes 12 anos é que me ajudam para o meu dia-a-dia, mas é tão pouco. Enfim, adeus vida escolar. É esperar que os outros tenham mais sorte do que eu. Beijinhos
Imagem de perfil

De Bá ♥ a 14.07.2015 às 18:54

Acho que são poucas as pessoas que não têm uma experiência traumática com o secundário, mas relaxa a universidade é um mundo completamente diferente (felizmente) :)
Imagem de perfil

De Ana✿ a 14.07.2015 às 22:19

Boa sorte!
Imagem de perfil

De • Smartie a 14.07.2015 às 23:05

Desejo-te muita força e boa sorte para esta nova etapa da tua vida! :)
Beijinhos
Imagem de perfil

De liz collingwood a 14.07.2015 às 23:06

o secundário deixa coisas maravilhosas e boas lições. agora siga para frente :)

é? gostas do fundo? achei um pouco pesado mas lá no fundo gosto do resultado.
Imagem de perfil

De Khaleesi a 14.07.2015 às 23:37

procura remodelá-lo de modo a que combine com quem tu és, com aquilo que te define :) deixo-te, no entanto, a sugestão de partires também por cores neutras pois, assim, caso te aborreças, tens mais facilidade em redecorar. relativamente ao teu post, identifico-me imeeenso com ele mas, mesmo assim, sinto uma saudade enorme do meu secundário. estou a caminho do meu terceiro e último ano de aluna universitária e sinto que os meus golden years, aqueles que todos diziam encontrar-se na universidade, aconteceram na verdade durante o ensino básico e secundário. obviamente que tenho colegas que nunca se sentiram mais satisfeitos do que agora, mas cada caso é um caso e eu desejo-te muita sorte para a nossa fase em que vais entrar. de certeza que irá correr muito melhor! :)
Imagem de perfil

De twilight_pr a 15.07.2015 às 12:21

Que tudo corra bem com a fase seguinte, estou a torcer por ti <3
Adoro-te!
Imagem de perfil

De Patrícia a 15.07.2015 às 19:35

Mas os arrependimentos que advém das nossas escolhas, são por vezes grandes lições. E a aceitação, como referiste e bem, por vezes é muito complicada, mas tem mesmo que ser!
Que a tua vida universitária te consiga dar tantos ou melhores momentos que o secundário te deu. Não é um mundo fácil, acredita, mas vale bem a pena! :)
Imagem de perfil

De Yria Rivers a 17.07.2015 às 11:23

Boa sorte para a tua fase de estudante universitária. Pode ser difícil ao início, mas vai ser os melhores anos de sempre. Aproveita bem o início que é o melhor, vida de caloiro é que é vida. (eu a soar velha, mas olha que ainda só estive para lá um ano e, agora no fim, percebi a diferença)
Beijinhos ^^

Comentar post




Lisboeta de 19 anos a aventurar-se em Erasmus. Blogger, leitora e pseudo-escritora nos tempos livres. Entusiasta e sonhadora.


+ sobre mim

→ seguir perfil



Life Abroad



Mensagens

Design Portefolio


Facebook Page



feed