Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Ver a selecção nacional desde a Hungria

por sacha hart, em 04.09.17

Sempre imaginei como é que seria ver um jogo da seleção nacional fora de Portugal. Ora, ontem resolvi a minha curiosidade e acabou por ser uma aventura algo louca.

 

Hungria vs. Portugal

 

O primeiro instinto foi ir ver o jogo ao estádio, claro. Os bilhetes custavam apenas 3 euros, mas já estavam esgotadissímos quando tentei comprar. Andei o tempo todo desde que cheguei a Budapeste a perguntar às pessoas como os conseguir de outro modo, mas estava difícil pelo que a minha esperança residia apenas em tentar comprá-los a alguém no dia do jogo.

Mas eis que o tempo piorou por estes lados. Num dia era um sol que não se aguentava e no outro chuvada e frio. O ânimo diminuiu, mas eis que o meu colega de casa (um mexicano fanático por CR7 e Mourinho, Special One) decidiu tentar a sua sorte e eu aproveitei para ir com ele... E aqui começou a aventura. 

 

Fomos primeiro para o hotel onde estava a seleção. Já imensa gente lá e nenhum português. Nenhum, dado que não se viam cachecóis nem bandeiras a não ser a minha. Esperei uma hora e meia apertadinha (ou, melhor dizendo, esmagadinha) contra os húngaros, entre as barreiras de proteção, para ver no espaço de cinco breves minutos o rol de jogadores e Mister Fernando. Cacofonia de pessoas a gritar pelo Ronaldo e a sacarem dos Iphones para gravar todo e qualquer momento, claro. Mas o Ronaldo não fez espécime, assim como todos os outros jogadores, e nem um aceno ou olhar dirigiu. Tão rápido quanto chegou, o autocarro que transportava a nossa equipa de ouro partiu.

Apesar da chuva, arrisquei ir para o estádio e tentar encontrar um bilhete. No metro estava o minúsculo grupo de portugueses que ia ver o jogo, a gritar e a cantar a caminho do jogo, perante  uma audiência húngara estupefacta com tanto barulho. Juntei-me a eles na caminhada até ao estádio. Separei-me apenas para procurar bilhetes mas, infelizmente, a minha busca foi infrutífera. O meu colega de casa ainda arranjou um para ele, mas a 50 euros... Pois, estava-se mesmo a ver que não ia conseguir bilhete. 

 Tudo bem, desisti e estava a ir-me embora quando apanhei a equipa da SIC que ia começar o direto com alguns espetadores portugueses. E bom, desejei ter um cartaz que dissesse "Mãe, estou aqui"! Fiquei e lá estava eu no direto da SIC Noticias, acabando mesmo por ser entrevistada e bum, é um daqueles momentos em que não faço ideia de onde vieram as palavras que estava a dizer. Uns 5 segundos de fama que me fizeram sentir como uma emigrante, é o que vos posso dizer. Resultado: imensas mensagens nas redes sociais por toda a gente que me reconheceu. 

 

Hungria vs. Portugal

 

A pergunta foi: qual a sensação de ver um jogo da seleção fora do meu país? Já não sei bem o que respondi ao jornalista da SIC mas, ao fim da noite depois de sair do pub onde vi o jogo com os meus amigos (nada interessados em futebol), posso dizer que o orgulho inchou-me o peito. Orgulho por ser portuguesa e por saber que no meu país estaria a maioria a torcer pela nossa equipa, tal como eu estava ali a fazê-lo sozinha. É emocionante ter um bocado importante de Portugal numa cidade longínqua. É engraçado por estar a praguejar em português e ninguém entender, por ter húngaros que queriam trocar a minha bandeira pela deles, ou aqueles que me olhavam por estar enrolada na bandeira no metro. É ter saudades, mesmo estando aqui há pouco tempo, porque tudo o que me faz lembrar a minha casa, a minha familia e os meus amigos toca-me de uma maneira que nunca o fez em Portugal. 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:52


4 comentários

Imagem de perfil

De João Jesus e Luís Jesus a 04.09.2017 às 18:48

Lembrei-me de ti quando soube deste jogo em Budapeste :P
Imagem de perfil

De Joana a 04.09.2017 às 19:49

Ahah! Que aventura!
Continuação de uma boa estadia por Budapeste!
beijinhos :)
Imagem de perfil

De • Smartie a 07.09.2017 às 20:16

Pensei logo em ti quando soube do jogo :P
Ainda bem que te divertiste!
Beijinhos
Imagem de perfil

De twilight_pr a 10.09.2017 às 18:24

Quando soube do jogo, por muito desapegada que eu seja do futebol, lembrei-me logo de ti ^^

Beijinhos :)

Comentar post




Lisboeta de 19 anos a aventurar-se em Erasmus. Blogger, leitora e pseudo-escritora nos tempos livres. Entusiasta e sonhadora.


+ sobre mim

→ seguir perfil



Life Abroad



Mensagens

Design Portefolio


Facebook Page



feed