Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




sunday funday

por sacha hart, em 06.03.16

sunday funday.png

Já era tempo de uma nova rubrica! Sunday Funday vai revelar-vos como passo os primeiros domingos de cada mês aos quais tenho dedicado o meu tempo a conhecer alguns recantos culturais de Lisboa. 

Para inaugurar a rubrica fica a minha visita ao Palácio Nacional da Ajuda. Antiga residência real da quarta dinastia, hoje é um monumento nacional que nos recorda o glamour histórico de Portugal de outros tempos. A visita divide-se pelo Piso Térreo onde encontramos os aposentos privados e o Andar Nobre onde podemos ver os grandes salões onde se realizavam as recepções de gala. Gostei muito mais desta ala, pela sua enormidade e por me permitirem tentar imaginar como seriam todas as cerimónias que ali tiveram lugar. 

Não há dúvidas de que o Palácio Nacional da Ajuda merece a visita e o orgulho de todos os portugueses. No entanto, e isto tenho de dizer, pensei que ia encontrar um monumento em melhor estado de conservação. As salas decoradas com enormes tapeçarias e retratos da realeza, mobílias antiquíssimas, lustres magníficos e tectos que roubavam a minha atenção. Tudo era muito bonito mas não parecia cuidado como é esperado num palácio real. Não foi só o estado de conservação que me desapontou, mas também as informações disponíveis. Cada sala tinha a sua placa informativa contudo não me satisfez, e para além disso encontrava-se apenas numa outra língua - o inglês. Mais informação e disponível noutras línguas assentaria bem. 

Dito isto, continuo a dizer que vale muito a pena visitar o Palácio. Tanto por dentro como por fora contam História e essa História merece ser apreciada. Deixo-vos algumas das fotografias que tirei. Deixei de parte as salas que mais gostei (não quero spoilar ninguém). Acreditem, o Palácio esconde surpresas arquitectónicas e decorativas surpreendentes e acaba por ter imensa variedade. Visitem!

7.png1.png 4.png5.png3.png  6.png2.png

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:39


8 comentários

Imagem de perfil

De liz collingwood a 07.03.2016 às 11:34

uau que lindo! quem diria que por dentro era assim tão brilhante, requintado, lindíssimo.
beijinhos
Imagem de perfil

De Chic'Ana a 07.03.2016 às 11:38

Espetacular! =)
Imagem de perfil

De filipa. a 07.03.2016 às 12:13

Magnífico (:
adoro programas deste género :p
beijinho.
Imagem de perfil

De twilight_pr a 07.03.2016 às 19:58

Palácio da Ajuda... tenho de ir lá. Acho simplesmente deslumbrante!Este próximo primeiro domingo do mês é que não vai poder ser... já vai estar reservado para outro local :3

Beijinhos grandes!
Sem imagem de perfil

De Noqe a 07.03.2016 às 20:32

Não conheço muita coisa em Lisboa, por isso vai ser óptimo ver esta tua rubrica :)
Sem imagem de perfil

De Joice J a 10.03.2016 às 10:24

Beautiful place , Would you like to follow each other on BLOGLOVIN ? If you decided to follow me, please let me know so I can follow you back . Thank you .

www.love-joice.com
Imagem de perfil
Olá,
Estou neste momento a elaborar a minha dissertação de mestrado em Sociologia: Exclusões e Políticas Sociais na Universidade da Beira Interior, Covilhã, em torno da análise das questões da obesidade, do corpo e da imagem corporal. Para isso, e como opção metodológica decidi criar um blog (http://investigacaoubigoretti.blogs.sapo.pt/) propositadamente para a minha investigação. Neste blog, pessoas entre os 15 e os 30 anos podem anonimamente escrever um texto livre partilhando a sua experiência em relação aos temas que são propostos.

Desta forma, queria solicitar a sua participação (http://investigacaoubigoretti.blogs.sapo.pt/), e acrescentar que toda a gente pode dar o seu testemunho (independentemente do peso e altura), porque o importante são as opiniões das pessoas em relação aos temas, as suas perceções e como vêm o seu corpo.
Se puder divulgar agradecia.

Seria muito importante, visto que a participação das pessoas é imprescindível para a minha investigação, sem a qual esta não será realizável.


Agradeço desde já.

Cumprimentos,

Goretti Nunes
Imagem de perfil

De Maria Amélia a 15.03.2016 às 10:29

Fantástico *-*

Comentar post




Lisboeta de 19 anos a aventurar-se em Erasmus. Blogger, leitora e pseudo-escritora nos tempos livres. Entusiasta e sonhadora.


+ sobre mim

→ seguir perfil



Life Abroad



Mensagens

Design Portefolio


Facebook Page



feed