Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Selma // Cinema

por sacha hart, em 12.02.15

2014 // Biografia, Drama, Histórico

IMDb.

 

Quando entrei na sala de cinema, estava com expectativas elevadas. Foram completamente superadas. Selma é um filme extraordinário, tanto pela história como pela realização e pela prestação dos atores. Recomendo-o vivamente!

Martin Luther King é um dos heróis do séc.XX. O filme inicia-se imediatamente após King ter recebido o Nobel da Paz. Achei isto bastante curioso, dado que aquilo que conhecia do herói cingia-se à época anterior a essa distinção. Com este filme passei a conhecer muito mais sobre o Movimento de Martin Luther King, cuja luta continuou pois mesmo depois de os negros adquirirem o direito ao voto nos EUA, a realidade revelava que a muitos ainda era um direito negado, especialmente nos estados do Sul. 

Selma é uma pequena cidade no estado do Alabama. Mais de metade da sua população é negra, mas pouco mais de 2% está registado para votar. Aos negros continuam a ser criadas barreiras que os impedem de se registar para votar. É ali, na pequena cidade, que King decide levar avante os próximos passos do Movimento e pressionar o presidente dos Estados Unidos, Johnson, a declarar uma lei que proteja os negros, de modo a que lhes seja permitido votar. Tudo o que acontece a partir daí é impressionante. A determinação, coragem e força da população negra de Selma juntamente com a liderança de King e o SCLC convergem numa união espantosa. O caminho que percorrem é longo e com muitos obstáculos - a injustiça, a violência, o poder politico. 

 Desconhecia a grande maioria dos atores mas fiquei fascinada com alguns deles, especialmente com David Oyelowo (Martin Luther King) e Stephan James (John Lewis). Representar pessoas que outrora existiram não é tarefa fácil, mas creio que todo o elenco foi fantástico. Transmitiram a mensagem de tal forma estrondosa que foi impossível não viver tudo aquilo. Foi como se me transportasse para os anos 60. Quis saltar atrás no tempo e juntar-me à marcha, caminhar de braço dado até Montgomery. Os atores tornaram tudo tão ainda mais real. Até eram bastante parecidos às pessoas que representaram, na sua maioria! 

Saí da sala de cinema com a adrenalina a percorrer o meu corpo. O filme despertou-me a revolta, a compaixão, a solidariedade. É inspirador, tremendamente.  Para além do mais, é atual. A igualdade e justiça pela qual King marchou, ainda tem muito para percorrer actualmente. Este filme demonstra claramente que o racismo é uma questão cultural. Prova também que a união faz a força. Acreditar, ter fé e coragem é determinante quando defendemos uma causa. Podemos fazer a diferença.  Por tudo isto, Selma é um filme a não perder.  Assim como qualquer outro filme, documentário, livro ou testemunho de heróis como Martin Luther King e todos aqueles que marcharam com ele. 

 Selma está nomeado para dois Óscares. É uma desilusão que tenha tão poucas nomeações, o que me faz julgar sobre os critérios seguidos pela Academia. Uma nomeação é para Melhor Filme, mas está apontado para último lugar, que me deixa seriamente desiludida, pois Selma tem bastante mais valor (a meu ver) do que filmes como Sniper Americano ou Grand Hotel Budapest. A outra nomeação é para Melhor Canção Original e aqui alegra-me, pois é bastante provável que ganhe o Óscar! "Glory" cantada por John Legend e Common (que actua no filme) é uma música maravilhosa e enquadra muito bem a mensagem do filme. Sem mais demoras, deixo-vos-a para que a desfrutem tanto como eu. 

 

 Our lives are not fully lived if we're not willing to die for those we love, for what we believe.  

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:14


5 comentários

Imagem de perfil

De • Smartie a 12.02.2015 às 21:17

Parece ser um filme extraordinário, fiquei ainda mais curiosa!
Beijinhos*
Imagem de perfil

De lostdreams a 12.02.2015 às 22:02

muito obrigada!
Imagem de perfil

De Ana a 13.02.2015 às 11:35

Obrigada! :) Estou mesmo feliz :b
Imagem de perfil

De maryjane a 15.02.2015 às 19:45

tou sinceramente à espera que ande pelo wareztuga para o poder ver, já que tou a economizar e o cinema é uma perdição cara.
Imagem de perfil

De margaux a 17.02.2015 às 19:57

Tenho altas expectativas quanto a este filme, é o único que me falta ver dos nomeados aos Óscares

Comentar post




Lisboeta de 19 anos a aventurar-se no segundo ano de faculdade. Blogger, leitora e pseudo-escritora nos tempos livres. Entusiasta e sonhadora.


+ sobre mim

→ seguir perfil





Mensagens

Design Portefolio


Facebook Page



feed