Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Se acho bem? Não!

por sacha hart, em 11.11.15

Quando foi anunciado o lançamento de "Grey" fiquei algo incomodada, mas não surpreendida. Já adivinhava que E.L James lançasse um livro de "encher chouriços", como eu o chamo, e facturasse mais uns milhões fáceis para juntar aos tantos outros que ganhou com a trilogia 50 Sombras de Grey e tudo o que era produtos derivados desta série. Só não esperava que lançasse uma trilogia que é, literalmente, igual à anterior mas sob o ponto de vista do herói masculino.

De E.L James eu esperava uma coisas destas, mas de eis que sai "Vida e Morte" de Stephenie Meyer, outra senhora que ganhou milhões com uma trilogia que fez furor por todo o mundo (e que até serviu de inspiração a E.L James, mas isso é outra conversa). Dez anos depois do lançamento de Crepúsculo, a invenção é uma reinvenção - Crepúsculo reimaginado, diz ela.  Desta vez fiquei revoltada.

 

 

 

Exigem um pagamento exorbitante por estas "novas" criações. É assim que agradecem aos milhões de fãs que compraram os seus livros fielmente? Ao invés de lançarem novas histórias, empatam com palavras reescritas, pedaços de histórias que os seus leitores já tinham comprado antes. Não posso ver isto como um agradecimento aos seguidores. Estão a aproveitar-se dos leitores, esmiuçando todo o lucro que conseguem tirar de algo que já fizeram há anos. 

Porque não, ao invés, partilharem gratuitamente pequenos trechos das suas histórias vistas sob ponto de vista de outra personagem ou, como no caso de Stephanie Meyer, uma inversão de sexos das suas personagens icónicas? Lancem livros novos, histórias novas. Façam novos sucessos que não estejam ligados aos seus anteriores bestsellers! Esses já deram o que tinham a dar e ficarão para sempre nas nossas vidas, não é preciso estarem constantemente a lançar estas coisas e a exigirem aos fãs que continuem a pagar por algo que podiam fornecer gratuitamente, de boa fé, uma pequena oferta aos milhões de pessoas que apoiaram e apoiam as suas carreiras. 

Este movimento não é nada de novo. Cada um compra o que quer, é verdade. Os fãs gostam destes livros nos quais têm novas perspectivas sobre os seus livros favoritos. Mas vamos ser honestos: será mesmo preciso uma trilogia de Grey's ou uma Edyth Cullen e Beau Swan à venda no mercado pelo preço dos originais e em que pouco adicionam à historia original? 

Não. Mas os escritores e as editoras sabem que vendem, sabem que os fãs são fiéis e que vão aderir. A mim parece-me injusto e ganancioso, uma falta de consideração para com os leitores. Nada é de graça, nem mesmos vindo destes escritores que antes de conhecerem o sucesso mundial partilhavam as suas histórias gratuitamente. 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:30


15 comentários

Imagem de perfil

De • Smartie a 11.11.2015 às 21:38

Tenho a mesma opinião que tu, ao achar que livros deste tipo não acrescentam nada de novo, mas a verdade é que as pessoas só compram mesmo se quiserem. Portanto, a mim não me aquece nem me arrefece xD
Beijinhos
Imagem de perfil

De Blueberries a 11.11.2015 às 21:57

Sou da mesma opinião que tu. Fui super fã da saga Twilight, mas sinceramente este livro não me diz nada. Fui fã de uma história com uma Bella, um Edward e etc, e não de uma mesma história com outras personagens. Tenho a certeza que vendia muito mais com uma nova história.
Um beijinho.
Imagem de perfil

De twilight_pr a 11.11.2015 às 23:00

Eu pessoalmente sou daquelas pessoas que sempre quis ver o ponto do Christian porque ele é um homem com muitas sombras na cabeça e gostava realmente de ver as suas lutas interiores com a Anna e foi um dos motivos que me levou a ficar contente e a querer ter e a querer ler o Grey, querer conhecer ainda mais o Christian de outro ponto de vista, do ponto de vista dele.
Já o livro da Stephenie, confesso que fiquei reticente com o facto da troca de personagens, mas sinceramente comprei porque o meu lado de leitora e a minha curiosidade bateram mais forte e eu acabei por ter de comprar e ter de o ler, coisa que o estou a fazer, agora. Vida e Morte é um pouco estranho porque de início eu busco as personagens contrárias, como a Jessica, a Angela, etc e busco nas novas personagens o que acabamos por perder um pouco...
Na questão dos custos, bem é verdade que eles são mais caros..., mas o problema é que as editoras como disseste sabem o que vendem e como tal colocam estes livros mais caros. O Vida e Morte é, basicamente 25 euros sem desconto e tendo em conta que este livro contém as duas histórias, Vida e Morte e Crepúsculo; na minha opinião eu acho que é compreensível o preço que é; são dois livros num.
Mas pronto, a própria Stephenie sabe que nós estamos há espera de material novo, ela própria o afirma por exemplo no livro pedindo desculpas por trazer após tanto tempo algo que foi reinventado.
Beijinhos <3
Imagem de perfil

De sacha hart a 13.11.2015 às 15:22

Muitos fãs queriam ver o ponto de vista do Christian. É compreensível e é uma coisa boa que a autora tenha feito essa vontade aos fãs. Não sou contra isso. Só acho que a E.L James não deveria pedir aos fãs que pagassem por mais três livros a um preço nada amigável, quando podia satisfazer este desejo dos fãs da trilogia original de outras formas.
A ideia da Stephenie é gira e engraçada e deve ser entretido ler, mas lá está, acho que serviria perfeitamente se divulgasse a história no seu website, ou a preço amigável. É uma comemoração do sucesso dela mas parece apenas uma forma de se aproveitar dos fãs.
Isto é apenas como eu vejo, quando fico um bocadinho triste por ver que escritoras que são adoradas por milhões de pessoas já não dão nada em retorno sem lucrarem com isso.
beijinhos
Imagem de perfil

De twilight_pr a 13.11.2015 às 15:31

Compreendo o teu ponto de vista, mas elas as duas, de facto, não têm culpa.

Os preços não são elas que o decidem, tanto cá como lá é tudo das Editoras.
A Stephenie por exemplo não ia lançar realmente nada, foi na sua editora de lá que lhe disseram que era para ela lançar algo do Crepúsculo como comemoração do aniversário do livro e quando ela disse a ideia, foi tudo bola para a frente.

Mas pronto, falo mais da Stephenie mas assim que saiu o livro eu fiquei como tu, porque não lançar um livro novo, por exemplo a continuação do the host, ou então lançar o que é tão pedido como o ponto de vista do Edward, claro que primeiro a primeira coisa que pensei que claro que não ia ser, afinal a E.L.James lançou o livro do Grey do ponto de vista dele e se era antigamente uma fic do twilight não o iria fazer.
Havia muitos motivos para ela começar a aparecer de novo e um deles era escrever algo diferente, mas de facto quem lhe pediu foi a editora :3

Beijinhos grandes <33
(10 dias para o grande dia!)
Imagem de perfil

De sacha hart a 13.11.2015 às 15:37

Talvez seja isso. Seja ou não culpa dos escritores, a verdade é que nós, fãs dos livros, acabamos sempre por ter de pagar tudo o que lemos se o queremos, sem ter nem um bocadinho em troca gratuitamente. Mas é assim que funciona a industria, aliás, é assim que funciona quase tudo no mercado hoje em dia! Acho que este post foi simplesmente um bocadinho da minha birra pelo facto de já não pegar em livros novos há algum tempo e isso me deixar rabugenta haha

True! E tu estás a contar!
Opa, gosto tanto de ti ♥
Imagem de perfil

De twilight_pr a 13.11.2015 às 15:44

É verdade, pagamos tudo o que quereremos ler. Enfim, todos nós pagamos pelo nosso vício, uns é o tabaco nós por outro lado pagamos por ler e adorar tê-los connosco xD
Se tudo correr bem, se eu for crítica literária ou se estiver a trabalhar em editoras, talvez consiga um livrinho para ti :3

Desde o dia 23 de Outubro que estou a contar :D
E eu também gosto muito de ti ♥♥♥
Imagem de perfil

De sacha hart a 13.11.2015 às 15:52

Realmente, é mesmo um vicio e os vícios custam sempre dinheiro! Ao menos é um vício muuuuuuito saudável.
Isso é que será excelente, um dia :)
Imagem de perfil

De a 11.11.2015 às 23:17

Eu acho que a ideia não foi, à partida, ganhar milhões... Mesmo não passando do mesmo a verdade é que foi posto à venda porque foi pedido pelos fans e, uma vez que ela fez o que foi solicitado, não consigo levar a mal esse tipo de agradecimento para com quem a tornou famosa.
Se a James seguir em frente com o resto dos livros da trilogia, acredito que o fará igualmente por ter sido pedido porque o que não tem faltado por aí é gente já a pedir o resto do ponto de vista do Grey. Eu li, por acaso. Comprei por ter lido as sombras e a verdade é que achei piada do ponto de vista dele; foi mais interessante que a trilogia do ponto de vista da Ana.
Respondendo-te: se é preciso esta pseudo cópia? Nop. Mas (repetindo-me, desculpa) mais do que dar lucro, são as pessoas que o andam, literalmente, a pedir xp
Imagem de perfil

De sacha hart a 13.11.2015 às 15:27

Talvez a ideia não fosse ganhar milhões, mas sem dúvida que se estes livros chegaram a papel foi com objectivo de lucrar, e lucrar bem. Não digo que não tenha sido ideia dos fãs, porque esses claro que querem saber mais da história que adoraram e isso é completamente compreensível, e é bom da parte dela satisfazer essa vontade. Só acho que o facto de dar aos fãs a visão do Grey devesse custar tanto como a trilogia inicial e que talvez ela pudesse ter ter oferecido isto de uma forma mais amigável.
Mas pronto, é assim que a indústria dos livros funciona. Nós, leitores, já estamos habituados.
Imagem de perfil

De a 13.11.2015 às 23:04

Achas mesmo que deveriam ter baixado o preço? Eu não esperava outra coisa quando já se sabia que era desejado e dado o volume do livro que se não estou em erro é maior que o primeiro livro da trilogia. E isso do dinheiro não é só em relação aos livros, é com tudo mesmo, ahah. A verdade é que há trabalhos e trabalhos, outros mais fixes que outros, uns que rendem mais que outros, mas o propósito é todo o mesmo. Há que ganhar a vida x)
Imagem de perfil

De Mystic a 12.11.2015 às 11:22

Concordo plenamente. Eu adorei toda a Saga Luz e Escuridão e não me vejo muito a comprar esse livro porque até tenho medo que estrague toda a história que lemos...
Imagem de perfil

De Vitória a 13.11.2015 às 14:53

Não sou apreciadora do género, nem um nem outro, acho que se enchem à conta de muita ingenuidade, mas pronto, isto sou eu que prefiro coisas mais realistas.
Imagem de perfil

De Elena Gilmore a 19.11.2015 às 01:16

Não sei bem o que dizer.
Penso que a Stephenie poderia partilhar esta versão online para todos os fas terem acesso ao tal. Existe alguns autores que assim o fazer. Enfim..
Imagem de perfil

De sacha hart a 19.11.2015 às 19:44

Era o que eu tinha em mente. Isso sim seria uma celebração da história, disponível a todos os fãs.

Comentar post




Lisboeta de 19 anos a aventurar-se em Erasmus. Blogger, leitora e pseudo-escritora nos tempos livres. Entusiasta e sonhadora.


+ sobre mim

→ seguir perfil



Life Abroad



Mensagens

Design Portefolio


Facebook Page



feed