Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O coração de Itália

por sacha hart, em 29.07.17

Perugia, Itália [viagens de Sacha Hart]

Para aqueles que acompanham o meu blog, sabem que Itália é o meu destino predileto e o quanto queria visitar este país. Não esperara ter esta oportunidade tão cedo. Embora não seja Roma nem Florença – mas sim algo entre as duas – parti para Perugia, a capital da região da Umbria, justamente no centro de Itália.  Parti para uma viagem inesquecível durante sete dias.

 

Perugia é tudo aquilo e mais que podemos esperar de uma pequena cidade italiana. Por se situar no topo de uma colina e rodeada de zonas verdes em todo o seu redor, é bem apelidada de Il cuore verde d’Italia. Por isso, para minha felicidade, sempre que me aproximava de um dos seus limites, era presenteada por miradouros com vistas incríveis de um verde eterno que se prolongava além da cidade.

 

É, simplesmente, uma cidade cheia de charme e história e isso mostra-se em cada recanto da cidade que tive o prazer de explorar. A palete de cores, aliada à arquitetura medieval, tornaram aquele o cenário perfeito para a minha primeira experiência italiana – era tudo e mais aquilo que eu esperava de Itália. Conhecem aquela sensação de estarem dentro de um filme? Pois bem, era como me sentia. 

4 duv.png

6.png

15.png

13.png

5 duv.png

2.png

3.png

9.png

10.png 11.png

12.png

7.png

O topo da minha viagem foi a simpatia do povo italiano. Não nos entendíamos entre língua italiana-espanhola-portuguesa, de todo, mas fizeram sempre o máximo para que me sentisse bem acolhida, faziam um esforço para comunicar e recebiam-me sempre com um sorriso. E falar da comida? Oh. Especialmente os gelados. Só agora de o relembrar fico com água na boca.

 

A quem decidir visitar Perugia, dois dias são suficientes para explorar a cidade, isto é, o centro histórico. É maior do que que faz crer, com as suas longas escadarias que deixam qualquer um sem fôlego. Por ser assim, praticamente não tem trânsito e podemos andar tranquilamente pelas ruas, parar nas esplanadas e aproveitar os bares pela noite. Comecem pela Piazza IV, a praça principal de onde o resto da cidade parece fluir. Visitem o castelo antigo e façam paragem em Porta Sole, para mim a melhor vista da cidade, logo seguida pela vista do aqueduto (vêm pelas fotografias!).

 

Ainda falando de sítios obrigatórios, não deixem de passar pela Via Cartolari. É uma das ruas mais especiais da cidade porque pertence aos artistas da cidade e é, toda ela, uma verdadeira galeria de arte. Não fui a Perugia por turismo, mas antes ao abrigo de um programa Erasmus+, e por isso o meu objetivo nesta visita era mesmo trabalhar com a Braccia Rubate e com os seus artistas. Algumas das obras que fizemos no âmbito do programa estão hoje expostas aqui, como é exemplo da peça colorida com um corpo humano que viram na fotografia. Só vos posso dizer que é uma enorme honra. Se por lá passarem, levem o vosso tempo a admirar as várias e diversas obras!

 

Além das recomendações acima, termino com mais algumas: para estadia não deixo de aconselhar o Hotel Iris. O pessoal do hotel é a simpatia em pessoa, sempre muito atenciosos e os quartos eram antigos, tal como o prédio, e foi simplesmente encantador; para jantar só vos posso dizer do sítio onde comi a semana inteira, Restaurante Iris, junto ao hotel, e cujo dono, Fari, era do mais atencioso possível!; para saborear, a Gelataria Gambrinus, até me derreto só de pensar. Outros locais de interesse nesta região e próximos a Perugia são a antiga cidade de Assisi e o Lago Trasimeno. Só tive oportunidade de visitar um durante a minha estadia, e estando um calor insuportável, decidi-me pelo último, claro! Soube-me pela vida.

1.png

Pode que Perugia nunca tenha sido o primeiro sitio de Itália que me imaginava a visitar, mas sem dúvida que abriu o apetite para mais – figura e literalmente falando!  

 

[Fotografias da minha autoria e de mais uns quantos amigos]

 

Desculpem-me pela minha ausência prolongada! Estou cheia de saudades da blogosfera e com imensas coisas para partilhar! Espero que tenham gostado deste post. 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:50


16 comentários

Imagem de perfil

De • Smartie a 30.07.2017 às 20:15

Adorei as fotos, parece um sítio mesmo encantador :)
Beijinhos
Imagem de perfil

De sacha hart a 30.07.2017 às 22:20

É, sem dúvida, um sítio encantandor. As minhas fotografias não lhe fazem jus!

Comentar post




Lisboeta de 19 anos a aventurar-se no segundo ano de faculdade. Blogger, leitora e pseudo-escritora nos tempos livres. Entusiasta e sonhadora.


+ sobre mim

→ seguir perfil





Mensagens

Design Portefolio


Facebook Page



feed