¡mirando al cielo en Salamanca!

por sacha hart, em 23.07.16

mirando al cielo en Salamanca!

O Verão é a altura de escapar da rotina que me apanha o resto do ano. E escapar significa também saltar a fronteira, por isso... Salamanca foi o destino que escolhi, mesmo à última da hora e sem sequer ter visto alguma fotografia da cidade! Não posso estar mais contente com a minha escolha!

Esta pequena cidade por terras de Castilla y León fica a cinco horas de viagem de Lisboa, a cerca de uma hora da nossa fronteira. Ao aproximar-me da cidade fui brindada por uma visão inesquecível de torres majestosas a cortar o céu, apoiada em pequenos edifícios de tons terrenos e o rio na base a completar.  Apaixonei-me.

Salamanca

Dois dias são o suficiente para ficarmos apaixonados por Salamanca. Ver a cidade de uma ponta à outra não custa nada e tudo a caminhar! Ao fim do primeiro dia já tinha completa noção geográfica da cidade e sem nunca ter visto um mapa da mesma! É tranquilíssima embora cheia de vida. Não admira pois é a cidade dos estudantes em Espanha.

Salamanca foi a viagem mais lowcost que já fiz na minha vida. Passei duas noites na cidade num hostel bem localizado que me ficou a menos de 30 euros no total. A alimentação era um pouco mais cara, como era normal, mas nada que fizesse exceder o orçamento. Havia sempre supermercados onde comprar mais barato e nos restaurantes fazia uma refeição completa por 12 euros. A partilha do gasóleo (muitíssimo mais barato em Espanha, atestem lá!) entre quatro pessoas também ajudou a reduzir o preço da viagem. Dito isto, sobretudo para as pessoas que vivam mais a norte do país, a viagem a Salamanca ficaria ainda mais em conta. Além disso, os preços de entrada nos monumentos rondam os 2 - 4 euros. É um óptimo destino para uma escapadinha de fim-de-semana e espero com as minhas fotografias mostrar o porquê.

Convento de San Esteban

Plaza Mayor

Catedral Velha e Nova de Salamanca

vista da Catedral a partir do Huerto de Calixto y Melibea

Catedrais de Salamanca

detalhes da Catedral Nova de Salamanca

Universidade de Salamanca

Vistas da cidade a partir do Ieronimus vista da cidade a partir do Ieronimus

vista da cidade a partir do Ieronimus Salamanca tem imensos monumentos e lugares para conhecer. As minhas fotografias não lhe fazem jus, além de que estão incompletas. Faltam imensos locais e  todos eles vão muito além daquilo que mostro.

Há aqueles que são imperdíveis. Para começar, as catedrais de Salamanca, a Velha e a Nova. Como é que uma cidade tão pequena consegue ter duas catedrais? Não sei! Mas são das melhores coisas para se visitar. Algo engraçado é o facto de estarem as duas interligadas, quase parecendo uma simbiose de estilos e tempos diferentes. Além disso, pode-se subir à torre Ieronimus que oferece as vistas mais fantásticas da cidade. Outro sítio maravilhoso para as vistas é La Clerecía / Scala Coeli, o primeiro sítio onde fui e que me espantou logo pelas vistas. À frente da entrada do mesmo fica a Casa das Conchas, um edifício comum exterior algo fora do comum transformado em biblioteca. Um pouco além desta visitei ainda o Convento de San Esteban que me surpreendeu pela Igreja interior.

A atracção principal da cidade acaba mesmo por ser a Universidad de Salamanca. É a mais antiga de Espanha e uma das cinco mais antigas da Europa. É por causa dela que Salamanca tem tanta vida. As fotografias que mostrei aqui tratam somente parte do exterior do edifício antigo da universidade e nela está encerrado um desafio: encontrar uma rã algures naquela intricada fachada pois reza o mito que o aluno que a encontrar sem ajuda  passará nos exames e os não estudantes boa fortuna para a vida. Sinceramente, encontrar a rã sem ajuda foi impossível! Ou seja, saí de lá sem sorte nos estudos nem sorte no amor... típico. Mas tive a sorte de ver a universidade por dentro e é extraordinariamente interessante remontar ao passado com esta visita que mostra as antigas salas de aula medievais, algo que eu nunca tinha visto, assim como documentos históricos em exposição, muitos deles relacionados com os Descobrimentos e Portugal e adorei vê-los de perto!  À parte do edifico antigo, ainda me encantei com El Cielo de Salamanca, um fresco perdido durante centenas de anos. É mágico.

Por fim, resta a Plaza Mayor. É tida como uma das mais bonitas da Europa e é, sem dúvida, o coração da cidade e nela parecem desaguar todos os caminhos. Comer e beber algo ao fim do dia é ali mesmo. À noite é iluminada, mil vezes mais bonita e animada, quase parecendo saída de um filme. Resplandecente.

Plaza Mayor

Salamanca

Realmente, foram três dias para recordar. Faltou-me ver alguns locais de interesse, como a Casa Lis (Museo De Art Nouveau y Art Déco) e a Loja Maçónica. Outra falha foi não ter explorado a animação nocturna que parecia mesmo boa, já que existiam imensos bares e eu podia ouvir a música a bombar na rua, mas faltou-me a companhia. Sim, Salamanca é excelente para ser visitada com amigos. Ou para ser partilhada com aquela pessoa especial com quem gostaríamos de colocar um cadeado do amor no Huerto de Calixto y Melibea. É uma cidade muito romântica!  De resto, esta cidade cumpriu todos os requisitos. É boa para as compras (tem a Zara mais bonita que já vi, inserida numa antiga igreja), para deambular pelas ruas, para passear à noite, até para comer (embora nada, mas mesmo nada, supere a comida portuguesa). As pessoas são simpáticas e, para mim que adoro ouvir e falar espanhol, foi fantástico e daí ter a certeza que escolhi um dos melhores sítios a visitar este Verão.

vista sobre a cidade a partir do Ieronimus

Foi uma experiência incrivel e deixou-me com imensa vontade de lá voltar um dia. Volver y ¡mirar al cielo en Salamanca!

E vocês, quem já visitou ou planeia visitar?