Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Swear on This Life by Renee Carlino

Foi durante a minha roadtrip pela Eslovénia que decidi pegar em "Swear on This Life" da autora americana Renee Carlino já que tinha cinco horas de viagem para queimar. Não sabia absolutamente nada da sinopse ou outros livros da autora até então, por isso estava completamente às escuras ao começar a leitura, confiando apenas no facto de ter sido recomendado. Prefiro assim.


O livro começa com Emiline, uma escritora frustrada por nunca ter conseguido criar algo digno de ser publicado e cujos demónios ignorados do passado a impedem de descobrir o seu máximo potencial. Por outras palavras, Emi está num impasse, entregue ao trabalho e a uma relação de longa duração que não a satisfazem. Mas tudo muda quando “All the Roads Between”, um aclamado bestseller de J. Colby, lhe chega às mãos – porque o livro é a história da sua vida, uma narrativa do passado que ela tanto bloqueia das suas memórias.


“Swear on This Life” desenrola-se a partir desta premissa. Eu descrevê-lo-ia como um livro com um livro dentro já que o essencial da história se baseia nos capítulos de “All the Roads Between”. São um flashback permanente do passado de Emiline e estão presentes ao longo de todo o livro. Por norma não gosto deste tipo de leitura, mas neste caso foi uma benção. O que me fez ansiar por cada novo capitulo foi descobrir o que se passara de tão trágico na vida dela e do seu amigo de infância, Jax, e ao mesmo tempo as emoções que a leitura despertavam em Emiline por ter a sua vida exposta num bestseller de Jason que desparecera da sua vida há 12 anos.


Parece um confusão, mas prendeu-me à leitura. O mais importante para mim enquanto leitora é sentir-me presa à narrativa, ansiar por cada nova página e não querer pousar o livro, em circunstancia alguma.


Gostei bastante do que li, mas tenho mixed feelings em relação a “Swear on This Life” porque se por um lado me proporcionou esta sensação entusiasmante, por outro falhou completamente no potencial que prometia no inicio da história. Com isto quero dizer que adorei os flashbacks mas a ação do presente foi uma desilusão. Desde o inicio que o livro nos faz exasperar pelo reencontro de Emi e Jason depois de tanto tempo volvido, mas quando isso finalmente acontece é um balde de água fria para o leitor. Aliás, tudo o que parte desde esse momento teve um sabor sem sal, e não posso dizer que goste das personagens já em modo adulto, embora me tenha deleitado com as suas personalidade enquanto crianças.


Mesmo assim, foi uma leitura agradável. Sinto que o livro que adorei foi “All the Roads Between”, mais do que “Swear on This Life” mas não faz mal porque foi essa fusão do passado com o presente e das mudanças que causou que me adicionaram intensidade à história. Sem dúvida que voltarei a ler Renee Carlino e deixo a recomendação que apostem em “Swear on This Life”. É um livro leve e cativante (e viciante até certo ponto) que, apesar dos defeitos que lhe ponho, me deixou com um sorriso no rosto. Perfeito para os dias frios de Outono que aí vem e pedem por uma sessão de leitura enrolada em mantas e caneca de chá na mão!

 

Swear on This Life by Renee Carlino

  GOODREADS

We can’t always control our circumstances, who our parents are, where we live, or how much money we make, but in those rare moments when we can shape our fate, when we do have the power to make our own happiness, we can’t be too scared to do it.”

― Renee Carlino, Swear on This Life

 

Tentei novamente fazer as fotografias "literárias", mas sendo um ebook não teve a mesma piada (seja a ler ou a fotografar, mantenho-me fiel aos livros em papel sempre que possa). O que acham do resultado final?

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:01


4 comentários

Perfil Facebook

De Mariana Sofia a 03.10.2017 às 17:43

Agora que comecei o mestrado é-me difícil conseguir ler com a velocidade com que lia no verão [8'(] Mas ler é tão bom, e quando os livros são assim cativantes é ainda melhor!
Gostei do teu ponto de vista, e pode ser que ainda o consiga ler este ano eheh
beijinhos **
Imagem de perfil

De twilight_pr a 04.10.2017 às 00:01

Acho que por muito que tenha aquele defeito, pecando no teu ponto de vista no relato do presente, fiquei bastante curiosa, especialmente em relação à profissão dela e ao estado em que a sua inspiração se encontra, muito mas muito interessante e fiquei com curiosidade em ler o livro.
Em relação às fotografias, realmente as coisas são diferentes quando são livros em papel mas as fotografias ficaram bastante bem para o ebook :) gostei muito delas!

Beijinhos <3
Imagem de perfil

De • Smartie a 05.10.2017 às 12:52

Fiquei curiosa com o livro :)
As fotografias estão muito bonitas!
Beijinhos
Imagem de perfil

De sweet a 19.10.2017 às 17:31

Gosto de livros sobre escritores, por isso sou capaz de gostar.
As tuas fotografias literárias são sempre lindas btw.

Comentar post




Lisboeta de 19 anos a aventurar-se em Erasmus. Blogger, leitora e pseudo-escritora nos tempos livres. Entusiasta e sonhadora.


+ sobre mim

→ seguir perfil



Life Abroad



Mensagens

Design Portefolio


Facebook Page



feed