Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




III // Filmes

por sacha hart, em 21.03.15

Na última semana, vi três filmes que conquistaram a minha admiração. Eram diferentes entre eles. Nenhum recente, mas todos com atores bem conhecidos. É provável que já tenham visto algum dos três. Ainda assim, recomendo-os. Cada um, à sua maneira, desperta uma reacção diferente e reflectiva e, sobretudo, uma perspectiva para a realidade actual, mesmo que tratem tempos diferentes no século XX.  

 

  

"O Último Rei da Escócia" //  "Diamante de Sangue"

Ambos filmes de 2006, têm em comum situarem-se em África e abordarem problemas característicos dos países africanos em desenvolvimento. O Último Rei da Escócia desenrola-se num Uganda sob governo ditatorial. A ação de Diamante de Sangue localiza-se em Serra Leoa, estando o país mergulhado numa catastrófica guerra civil. Mortes, violência, corrupção, abusos de poder, exploração infantil e influência dominante dos países e empresas transnacionais são temas predominantes em ambos os filmes. Diamante de Sangue, confesso, foi o meu favorito dos dois. O DiCaprio é incapaz de dececionar, e o resto do elenco está excelente também. 

 

 

"O Sorriso de Mona Lisa" 

Este filme é uma pérola realizada em 2003. Conta com muitas caras conhecidas de Hollywood, sendo Julia Roberts a protagonista. A história centra-se numa escola feminina conservadora durante os anos 50. A temática predominante é o papel da mulher na sociedade; o que lhe é permitido pensar e alcançar; quais os seus deveres e obrigações. Ao mesmo tempo, retrata um tempo de mudança e de consciencialização pelo valor das mulheres. Foi um filme inspirador. 

 

//

 

Claramente, há uma diferença enorme entre os dois primeiros filmes e o terceiro. Ainda assim todos eles me transmitiram uma sensação semelhante. Uma reflexão. A formação de uma opinião. O despertar da consciência. Gosto quando os filmes despertam, assim, o meu lado crítico. Curiosamente, todos os filmes advieram da minha disciplina de opção de 12º ano, o Inglês. Os dois primeiros recomendados pelo livro, dado ser a temática que abordámos este período. O último foi a despedida do último dia de aulas, escolhido pelo minha professora de Inglês que é, sinceramente, espectacular. As aulas desta disciplina tornaram-se muito mais do que aprender uma língua estrangeira. Estão a ser uma verdadeira abertura de novos horizontes, perspectivas e ideias. Podem esperar um pouco disso se virem qualquer um dos filmes!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:00


8 comentários

Imagem de perfil

De lostdreams a 21.03.2015 às 14:51

Obrigada!
Imagem de perfil

De twilight_pr a 21.03.2015 às 15:08

Vou-te contar que nunca vi nenhum dos três filmes, mas também já sabes que eu no que toca a filmes... meu Deus... eu quase não vejo xP
Mas pronto, fiquei curiosa com o terceiro filme, por acaso. E via-se bem que não é recente, porque wow... a Julia Roberts está tão nova!
Beijinhos grandes :D
Imagem de perfil

De Sara a 21.03.2015 às 19:50

Vou por os três na minha lista para ver :)
Adoro estes teus posts!
Imagem de perfil

De Sara a 21.03.2015 às 20:32

Por acaso estas férias poderias fazer-me um visual?
Imagem de perfil

De • Smartie a 21.03.2015 às 21:21

Ainda bem que gostaste :)
Imagem de perfil

De lostdreams a 21.03.2015 às 22:36

Muito obrigada
Imagem de perfil

De liz collingwood a 21.03.2015 às 23:27

o unico filme deste post que vi foi "diamantes de sangue". sou capaz de ver esse filme vezes sem cansar! apesar de ser um filme forte, isto aconteceu e acontece atualmente. fiz um trabalho sobre esse tema :)

permaneço nos anos 90 mas adoro musicais atuais que são totalmente viciantes!
Imagem de perfil

De moon a 22.03.2015 às 11:44

obrigada! eu espero realmente tomar a decisão correta :)
não vi nenhum destes filmes, pelo menos que me lembre :p
xx

Comentar post




Lisboeta de 19 anos a aventurar-se no segundo ano de faculdade. Blogger, leitora e pseudo-escritora nos tempos livres. Entusiasta e sonhadora.


+ sobre mim

→ seguir perfil





Mensagens

Design Portefolio


Facebook Page



feed