Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Foxcatcher // Cinema

por sacha hart, em 05.01.15

2014 // Género: Biografia e Drama

IMDb.

 

Entrei na sala de cinema sem fazer a mínima ideia de como ia ser o filme. Apenas sabia quem fazia parte do elenco e que estava aclamado na corrida para os Óscares. Por ambas as coisas despertou-me a atenção e, assim, lá fui eu.

Resumindo, Foxcatcher capta a história verídica dos irmãos Dave e Mark Shultzs, wrestlers americanos que ganharam o ouro nos Olímpicos. Na preparação para os próximos Jogos Olímpicos de 1988 em Seul, juntam-se à iniciante equipa Foxcatcher, patrocinada pelo milionário John E. du Pont. Inicialmente, o irmão de destaque é Mark, o mais novo, que apesar de ter conquistado o ouro, vive à sombra da glória de Dave. John E. du Pont surge inesperadamente num momento crucial para Mark, dando-lhe a oportunidade de se destacar por si próprio. Contudo nada é tão simples assim e aquilo que se destinava a ser uma oportunidade incrível de treino para os wrestlers, rapidamente ganha contornos inesperados e perturbadores sob o comando do "Treinador" du Pont.

 

INTRO_Everett_FOXCATCHER.jpg

 

Não foi, contudo, a história que me surpreendeu com este filme, mas sim a prestação dos atores. Channing Tatum está como nunca o vi antes (e acreditem, já vi quase todos os filmes em que este homem entrou). A sua forma de interpretar Mark é quase tão dura como o desporto praticado. Mesmo assim, é Steve Carell quem mais surpreende. Nunca o vi num registo destes. A personagem que interpreta, du Pont, é algo difícil de explicar. É um homem retorcido, insatisfeito, com um sentido patriótico acérrimo. A sua prestação é brilhante. 

Na altura em que o filme acabou, não soube analisar todas estas componentes. Pareceu-me um filme estranho e parado. Senti uma "aura" sombria durante todos os 134 minutos. Não é, de todo, o género de filmes que estou habituada a ver. Mas foi um bom filme, mostrou uma realidade: a da vida por detrás do ringue de wrestling, as condições físicas e psicológicas a que os wrestlers eram postos e a célebre moral de que o dinheiro não dá tudo na vida. Aconselho-o. Para quem não não está habituado a filmes como este, recomendo paciência e tentativa de compreensão àquilo que está a acontecer. 

A verdade é que saí da sala de cinema curiosíssima sobre a história real e já estive a fazer as minhas pesquisas. Captou a minha curiosidade de tal maneira. Por isso, no fim de tudo, diria que é isso que importa, não é?

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:08


3 comentários

Imagem de perfil

De andyjopanda a 05.01.2015 às 17:14

Pelo que tu falaste, decidi mesmo ver este filme, já vi do mesmo género, não é dos meu favoritos, mas é sempre interessante :)
Imagem de perfil

De • Smartie a 05.01.2015 às 17:41

Estou curiosa com este filme, porque realmente ouvi falar muito bem acerca das prestações dos actores!
Imagem de perfil

De twilight_pr a 05.01.2015 às 22:20

Fiquei curiosa em relação ao filme... bem eu não tenho paciência para filmes, portanto vamos ver, quando é que eu ganho um pouco dela e vejo o filme.
Eu já li alguns livros do Nicholas, mas sinceramente não são os melhores livros que eu já li..
Beijinhos*

Comentar post




Lisboeta de 19 anos a aventurar-se no segundo ano de faculdade. Blogger, leitora e pseudo-escritora nos tempos livres. Entusiasta e sonhadora.


+ sobre mim

→ seguir perfil





Mensagens

Design Portefolio


Facebook Page



feed