Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Desafios para 2018 // Livros

por sacha hart, em 11.01.18

Desafios para 2018 - Livros

Nada como um ano novo para encontrar renovada motivação e estabelecer objetivos. Tenho pensado em quais poderiam ser os meus e, no que diz respeito a leituras, decidi-me por algo simples: arriscar novos géneros literários. Defini uma meta de 30 livros, de entre os quais quero experimentar os seguintes géneros ou temas:

 

1. Literatura de viagem

O interesse para ler algo dentro desta categoria não é novo, mas nunca li algo que verdadeiramente se integrasse aqui. O ano passado li este post, no blog Mar de Maio, onde a Inês faz algumas sugestões de livros nesta temática, e devo dizer que desde então tenho na lista Sete Anos no Tibete de Heinrich Harrer (tanto o livro como o filme). Ao reler o seu post e relembrada pelas montras da Bertrand, introduzi também na lista de autores Gonçalo Cadillhe. A última recomendação que tive foi do meu flatmate italiano que sugeriu o seu compatriota, Tiziano Terzani com o livro Disse-me um Adivinho

 

2. Distopias Indispensáveis

Perdi a conta ao número de vezes que me recomendaram que mergulhasse nestas realidades alternativas que assustadoramente se aproximam em muitos aspetos da nossa. Já adquiri Animal's Farm de George Orwell (em português, A Quinta dos Animais), e seguir-se-á também 1984. Na lista incluí também Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley, Fahrenheit 451 de Ray Bradbury Laranja Mecânica de Anthony Burgess. As minhas pesquisas mostram que existe um rol de autores neste género por ser descoberto caso venha a adorar este género. 

 

3. Holocausto

Não é um género, claro, mas uma temática. Já referi no blog que nunca tive a coragem de me lançar na leitura de algo que remonte a esta era macabra da nossa História, nem muitos foram os filmes que vi. No entanto, desde que visitei Auschwitz e alguns locais icónicos na Europa de Leste que não faz sentido dizer a mim mesma que não aguento lançar-me neste tema. Um murro no estômago será sempre, mas agora sei que o aguento. Na minha estante já tenho Shindler's List, de Thomas Keneally, e espero terminar de ver a sua adaptação cinematográfica. Na livraria de Auschwitz saltou-me à vista a trilogia de Primo Levi dedicada a este campo de concentração e os livros de Tadeusz Borowski, para começar. Na lista está também Entrevistas de Nuremberga de Leon Goldensohn com relatos das entrevistas a oficiais nazis durante os seus processos de julgamento. Já mais soft tenho também em standby a famosa obra de Markus ZusakA Rapariga que Roubava Livros.

 

4. Laureados com o Prémio Nobel da Literatura

Não seria uma estreia, já que li José Saramago Pearl S. Buck, ambos de quem espero ler mais. No entanto, a lista é longa no que toca a laureados e muitos são os livros que me têm sido recomendados. Em primeiríssimo lugar da lista está, sem dúvida, Cem anos de solidão de Gabriel García Márquez. Em segundo terei que dizer algumas obras de Svetlana Alexijevich que por várias vezes fiquei tentada a comprar, tais como Vozes de Chernobyl e Rapazes de Zinco. Uma última escolha para ler em 2018 será O Estrangeiro de Albert Camus.

 

Como podem ver a lista de livros não para de crescer, mas estou sempre aberta a sugestões. Seja de novos géneros ou de livros que se insiram nestas categorias, deixo-vos uma pergunta que é simultaneamente um apelo: que livro me desafiariam a ler em 2018?

Boas leituras!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:32


5 comentários

Imagem de perfil

De Just_Smile a 11.01.2018 às 17:44

Tenho na lista também o Fahrenheit 451, na lista e na prateleira para ler em 2018 :)
Imagem de perfil

De Inês a 11.01.2018 às 21:20

Ainda bem que gostaste da sugestão dos livros de viagem :)
Dos restantes que referes, li «A quinta dos animais» e adorei, é um dos meus livros preferidos. Também já li o «1984» mas não gostei tanto e o «Admirável mundo novo» e o «Fahrenheit» estão na lista de livros para ler.
Dos do Holocausto, adorei «A rapariga que roubava livros» e gostei de «A noite» de Ellie Wiesel. Tentei ler várias vezes o «Se isto é um homem» do Primo Levi mas nunca terminei, achei demasiado duro.
Para este ano tenho muitas ideias de livros para ler, mas vou começar pelo «Mrs Dalloway» da Virginia Wolf e o «Siddhartha» do Hermann Hesse.
Imagem de perfil

De twilight_pr a 13.01.2018 às 18:25

Um dos livros que eu realmente gostava de ler também era a Rapariga que Roubava Livros :3

Beijinhos <3
Imagem de perfil

De sara a 13.01.2018 às 23:32

queres mesmo que te de uma fatia da minha lista ? xD
ja certos que quero tenho cerca de 300 e tal, para ver uns 50 das mais diversas tematicas.
tendo em conta que ja te ofereci um do Cadilhe é uma boa escolha para ti e devias experimentar tambem Bill Bryson, é hilariante mas sabes que livros podes vir falar comigo
Imagem de perfil

De • Smartie a 14.01.2018 às 12:27

Espero que consigas completar o teu desafio literário! :)
Beijinhos

Comentar post




Lisboeta de 20 anos a aventurar-se em Erasmus. Blogger, leitora e pseudo-escritora nos tempos livres. Entusiasta e sonhadora.


+ sobre mim

→ seguir perfil



Life Abroad



Mensagens

Design Portefolio


Facebook Page



feed