Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




cosmopolitismo lisboeta

por sacha hart, em 19.07.15

A viagem de metro quase parece uma viagem no espaço. Ao meu lado só oiço inglês, um pouco mais à frente francês e, à medida que as estações se aproximam, a carruagem enche-se de pessoas de todas as cores e feitios com origens de todo o mundo.

Já no centro histórico da cidade, entro num restaurante local, muito apreciado por turistas, e o único português que oiço vem dos empregados. Na mesa à minha frente está sentada uma família que fala inglês. Mais atrás é uma mesa de espanhóis. Mesmo na mesa atrás de mim está um grupo de rapazes cuja língua não adivinhei, mas era provavelmente nórdico. Eu sento-me e ao meu lado está um polaco, um estagiário no seu último dia, a quem decifro a ementa e outras tantas coisas ao longo do seu jantar de despedida.  Entretanto chega um enorme grupo de gente que fala inglês aos altos berros. Ao longo do jantar, pessoas entram e pessoas saem, mas nenhuma delas me pareceu que falasse português.

Depois de deixar a cacofonia em que se encontrava o restaurante, despeço-me do polaco (em inglês, claro) e desço nem cinquenta metros quando sou abordada por dois espanhóis à procura do hostel, mas cuja morada não conseguem atingir. Com o entendimento das pessoas com quem estava, agraciámos os espanhóis com tal simpatia portuguesa que os escoltámos até ao hostel, que ficava em nenhures e nos obrigou a subir duas escadarias.

Muchas Gracias. Thank you.

“E como se agradece cá em Portugal?” pergunta.

Obrigado.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:49


9 comentários

Imagem de perfil

De • Smartie a 19.07.2015 às 19:23

É por isso e por tantas outras coisas que adoro Lisboa :)
Imagem de perfil

De Mag a 20.07.2015 às 01:34

É tão bom ver que há quem aprecie o nosso país!
Imagem de perfil

De pat a 20.07.2015 às 09:07

Lisboa realmente é muito bonita. Aliás, todo o Portugal é bonito. É nestes momentos que eu penso: como é que o nosso país pode estar tão mal, quando se é dos países mais bonitos do mundo? Com tanta diversidade? Com tanta cultura? Com tanta história? Sim, porque em cada rua, uma nova história. E é por isso que Lisboa é tão bonita! Adoro a minha terra!
Sem imagem de perfil

De jmens a 23.07.2015 às 16:32

Lisboa é muito bonita de facto. Mas nós somos um bocado pacóvios, porque em qualquer capital da europa se falam muitas línguas neste momento e nós achamos que somos muito cosmopolitas por causa disso, o que é um tique saloio tipicamente tuga...
Sem imagem de perfil

De Manuel Simao a 23.07.2015 às 17:48

Sou do Porto, adoro Lisboa, detesto o Benfica. Dá para entender?
Sem imagem de perfil

De Proença a 23.07.2015 às 21:23

Sou do Porto, adoro Lisboa, detesto o Porto (clube é claro, não confundir com esta maravilhosa cidade). Dá para entender?
Sem imagem de perfil

De Augusto a 23.07.2015 às 19:19

Dá para entender sim, Sr. Manuel.
Eu gosto do Porto e não gosto das ratazanas de Carnide.
Sem imagem de perfil

De criatura esquisita a 25.07.2015 às 11:32

Bem, se se vivesse num outro sítio, como eu, ali para os subúrbios, onde também se fala de tudo, desde Russo a creoulé , mas o Português é cada vez mais escasso e muito, mas muito mal falado, não se acharia tanta graça a isto.
Pessoalmente, tão queimadinho que ando dos "macacos" (não, não somos todos macacos), que chegar a Lisboa e deparar-me com situações destas, dá-me vontade de "descer o espírito" e enxotá-los com pragas rogadas numa língua inventada, só para não ser mais "brusco" no que realmente desejo.

Se ser cosmopolita é aceitar isto, então, estou muito longe de sê-lo.
Imagem de perfil

De liz collingwood a 25.07.2015 às 16:16

é excelente, Portugal tem sido procurado por inúmeros turistas de vários países! atualmente os menus já têm outras línguas para facilitar a comunicação entre turistas, no entanto deviam aprender a dizer "obrigado" em português, ficamos todos contentes com essa simplicidade.

Comentar post




Lisboeta de 19 anos a aventurar-se em Erasmus. Blogger, leitora e pseudo-escritora nos tempos livres. Entusiasta e sonhadora.


+ sobre mim

→ seguir perfil



Life Abroad



Mensagens

Design Portefolio


Facebook Page



feed