Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




a strive for students' creativity

por sacha hart, em 29.05.15

Se há algo que muitas vezes não é tido em conta no secundário, é a criatividade dos alunos. Sinto que não é uma das prioridades do ensino português  - explorar a imaginação e incentivar a ideias criativas, fora da zona de conforto dos alunos. Felizmente, a minha professora de inglês do 12º ano quebrou este regime e promoveu imensas atividades que puxassem pelo lado criativo de cada um de nós.

A tarefa que mais se destacou foi a "Quote per lesson". Nos últimos dez minutos de cada aula, a professora entregava uma palavra e tinhamos de a incluir numa frase criada por nós. Não eram palavras fáceis, desenganem-se. Eram dos mais aleatórias possiveis e houve muitas vezes em que a maioria de nós não sabia o que escrever com elas. A pressão do tempo também tinha as suas consequências.  Apesar de tudo, toda a turma participava e na aula seguinte recebiamos notas de A a E, consoante a qualidade e criatividade. 

Foram mais de cinquenta frases por pessoa. Chegado o fim do período, tivemos de escolher duas das nossas quotes (em segredo!) para seguir a votação. O resultado foi uma lista anónima de 40 frases nas quais tivemos de votar e eleger a melhor (sem saber quem era o autor das mesmas). Podia-se esperar que os alunos não se interessassem, que nunca tivessem feito frases interessantes, mas a lista revelou que na nossa turma de inglês havia talento, imaginação e vontade. Todos tivemos quotes votadas. Mas uma destacou-se e recebeu a melhor pontuação. A minha. 

 

Humankind's commitment to the Earth is a joke as large as the ozone depletion.

 

Se não me engano, a palavra a partir da qual comecei esta frase foi commitment. Num momento de rara inspiração irónica, escrevi isto numa aula completamente aleatória. Não sei de onde surgiu, mas estou contente. Era completamente diferente de todas as minhas quotes e, creio eu, destacou-se neste concurso por ser a única que não abordava a vida nem o amor. 

Embora esteja muito contente com esta pequena vitória (que valerá um troféu simbólico, provavelmente um livro!), o que mais queria destacar foi o positivismo desta iniciativa. No inicio pareceu um pouco estranha - para quê andar a escrever frases à toa? Mas é assim que as quotes nascem e algumas tornam-se mundialmente conhecidas. Outros professores deveriam adotar tarefas como estas, é verdadeiramente estimulante. 

Termino com a quote de uma colega minha. De entre as 40, houve muitas de que gostei mas esta foi a minha favorita sem dúvida.

 

"I wished Earth was an empty canvas because with all this hate and discord it is simply a terrible work of art."

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:25


7 comentários

Imagem de perfil

De lostdreams a 29.05.2015 às 13:02

Foi uma boa iniciativa da tua professora! Parabéns pela tua quote, adorei! E a da tua colega também gostei imenso :p
Imagem de perfil

De twilight_pr a 29.05.2015 às 16:33

É uma grande ideia!
Adorei o que a tua frase, super mas super gira ;)
Gostei bastante :D
Beijinhos*
Imagem de perfil

De Ynis a 29.05.2015 às 17:28

Wow, finalmente usaste o pouco que te resta do encéfalo! Mas fica desde já a saber que isso é tudo graças a mim e às minhas ideias criativas, magníficas, perfeitas, etc. Isso tudo é por influência minha.
Sinceramente, foi uma boa ideia da parte da tua professora. Azar o dela não me ter como aluna né.
Imagem de perfil

De • Smartie a 29.05.2015 às 17:28

Foi uma óptima iniciativa da tua professora, muito bem! :)
E btw, adorei as vossas frases :D
Beijinhos
Imagem de perfil

De cate a 30.05.2015 às 19:13

Guess who's back?! Vá, admito que até já tinha saudades disto.
Sabes, ainda ontem estive a falar disto com uma amiga minha, a maneira como o ensino está a mudar está a criar mentes quadradas, mentes formatadas cujas respostas já estão objetivamente programadas, quase não há espaço para a liberdade de pensamento e isso é assustador. Acho que todos os professores deviam ter este tipo de iniciativas. Claro que é importante dar matéria mas também é importante formar seres pensantes, caso contrário daqui a uns anos a nossa sociedade não vai passar de um bando de indivíduos que simplesmente não se importa.
Imagem de perfil

De Mag a 02.06.2015 às 15:43

Concordo contigo. No ensino português não se cultiva muito a ideia de creatividade. Nem na faculdade sinto isso (e estava à espera de pelo menos esta pequena mas extraordinária mudança).
No entanto, ainda bem que existem pessoas como a tua professora de inglês incutem certos valores importantes nas vidas dos alunos.

Adorei o teu quote e o da outra colega. Estão brilhantes e mereciam um cantinho no goodreads :)
Imagem de perfil

De Sara a 02.06.2015 às 19:05

Desculpa, já percebi porque é que ganhaste o livro!
A tua frase está giríssima e a da tua colega também :)

Quem me dera que fizessem iniciativas dessas comigo, adorei!

Comentar post




Lisboeta de 19 anos a aventurar-se em Erasmus. Blogger, leitora e pseudo-escritora nos tempos livres. Entusiasta e sonhadora.


+ sobre mim

→ seguir perfil



Life Abroad



Mensagens

Design Portefolio


Facebook Page



feed