Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




a loucura do "Regresso às Aulas"

por sacha hart, em 24.08.15

 

Há muitos anos atrás, por volta desta altura do ano, eu era uma rapariguinha que se empolgava sempre que entrava num supermercado e corria para a zona do "Regresso à Escola".  Sabia o que queria (e era sempre imenso). Uma mochila caquita, lápis de cor e canetas de feltro aos montes e cadernos (se possível os com mais bonecada possível), os livros escolares, etc. De certo modo, continuei a ser esta rapariga à medida que ia crescendo, à excepção que ia amadurecendo ao longo dos anos e tornava-me mais selectiva, poupada e concisa. 

Este ano, contudo, as coisas são diferentes. Não sei o que esperar da faculdade e, como tal, não sei também o que preciso, o que vou precisar ou sequer aquilo que deveria ter seguramente. Ou seja, as compras do "Regresso à Escola" estão adiadas este ano. Assusta-me um pouco isto - não saber muito bem para o que vou nem o que preciso. Estou um bocadinho desorientada, mas ao mesmo tempo ansiosa e curiosa por começar esta nova etapa da minha vida. 

 

Algumas de vocês já passaram por isto. Alguns conselhos a dar a esta novata?

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:25


29 comentários

Imagem de perfil

De V. a 24.08.2015 às 17:15

Eu já passei por isso e o que realmente se sente sempre é desorientação. E digo-te para teres calma. Assim que saem os resultados da primeira fase, tens uma semana para te inscreveres na universidade e é nessa semana que andas mais atarefada. Tens de procurar casa, veres o que realmente tens de comprar em termos de material escolar. Quanto ao que teres de estudar, não sei como funcionam noutras universidades, mas na minha temos uma plataforma online onde temos acesso a tudo o que os professores leccionam nas aulas, os famosos apontamentos, e eu normalmente imprimo-os porque gosto mais de trabalhar com o papel do que em formato digital. E é aí que se gasta mais dinheiro, assim como pode haver professores que te aconselham a comprares livros seletivos e relativos à unidade curricular e que, por norma, são bastante caros. (Lamento o comentário longo, mas espero ter ajudado em alguma coisa, nem que seja para te acalmar.)
Imagem de perfil

De sacha hart a 24.08.2015 às 22:35

Foste uma grande ajuda, obrigada! Realmente, vou ter de perceber muito bem o material fundamental que vou precisar para as aulas, e isso talvez só descubra mesmo uma vez inscrita na universidade.
Imagem de perfil

De Effy_Edwards a 24.08.2015 às 17:29

Somos duas. Quero ir comprar o material escolar, mas não faço ideia do que preciso e isso está-me a começar a stressar pois não gosto de deixar tudo para fazer na última.
Mas vai correr tudo bem. Além do mais, como nós, quase todos os caloiros também vão estar ansiosos e perdidos como nós, portanto. Só temos que tentar relaxar até dia 7, e depois a partir daí é só inscrever, entrar, e depois devem-nos orientar, e pronto :)
Imagem de perfil

De sacha hart a 24.08.2015 às 22:35

A espera até ao dia 7 ainda é penosa! Mas vai ter de ser mesmo isso, esperar.
Imagem de perfil

De hope a 24.08.2015 às 17:31

Eu vou agora para o 2º ano na universidade e só comprei canetas (gasto imensas!) uma capa de argolas onde ponho lá todas as fotocópias e apontamentos e depois uma capita que levo todos os dias para a universidade onde tenho sempre folhas pautadas onde posso apontar tudo.
Não precisas de muito por isso relaxa :) Só depois de entrares na universidade e veres o ritmo do teu curso vais perceber o que precisas :)
Imagem de perfil

De sacha hart a 24.08.2015 às 22:36

Obrigada pelo teu comentário e ajuda, Hope! No caso das canetas acho que vou ser como tu, e gastar imensa tinta.
Imagem de perfil

De Carolina Clemente a 24.08.2015 às 18:15

Estou na mesma situação, entro no supermercado e penso "será que devo ir ver aquilo e comprar alguma coisa?" mas ainda não fui ver nem comprar nada.
Imagem de perfil

De sacha hart a 24.08.2015 às 22:37

Deveria ser algo tão simples: comprar material escolar. Mas desta vez não sabemos o que nos espera.
Imagem de perfil

De Joanna a 24.08.2015 às 18:51

é mesmo estranho e um pouco assustador por ser tudo tão novo. eu estou mesmo como tu, este ano as únicas coisas que comprei foram dois dossies, um mais fino para levar quando tiver menos disciplinas e com as folhas necessárias e um maior para arquivar tudo, de resto vou reutilizar coisas do passado e o outro resto... bem é esperar para ver do que preciso
boa sorte!
Imagem de perfil

De sacha hart a 24.08.2015 às 22:38

Eu também costumo reutilizar coisas do ano passado, mas estou com receio de precisar de todo um novo esquema de coisas. Nunca sei o que esperar da faculdade haha
Imagem de perfil

De margaux a 24.08.2015 às 19:29

O que eu comprei para o meu primeiro ano na faculdade foi:
* agenda
* material de escrita
* caderno (A4 com vários separadores, assim dá para andar sempre dentro da mala, tendo os vários separadores tenho sempre a matéria de todas as cadeiras, se tiver algum furo, precisar de rever alguma coisa ou estudar nos transportes posso fazê-lo sem problemas)
* dossier e separadores para organizar os apontamentos em casa
* marcadores para sublinhar e notas post-it
* pasta A4 daquelas de elásticos para as fotocópias

E pronto, foi isto. Se tiveres um tablet ou um kindle, sempre podes ler os PDFs e escusas de gastar dinheiro em fotocopias (também podes fazê-lo no computador, mas pessoalmente não gosto de ler no PC). O Evernote também é uma app preciosa que tanto dá para o smartphone como tablets e computadores.
Imagem de perfil

De sacha hart a 24.08.2015 às 22:40

Muitíssimo obrigada pelo teu comentário, Margaux! Tiraste-me algumas dúvidas quanto àquilo que é melhor ter. Já percebi que é bom investir na organização, sobretudo porque eu funciono a papel (também não gosto nada de ler pelo PC):
Imagem de perfil

De • Smartie a 24.08.2015 às 20:35

Acredita que não vais precisar de muito, por isso relaxa :) Basicamente aquilo que eu fui usando ao longo dos meus anos de faculdade foi isto:
- Agenda (é mesmo super importante, dá um jeitão para poder apontar todas as datas de entrega de trabalhos, testes, apresentações, e outras coisas!);
- Dossier ou cadernos (no início comecei por usar dossier, mas depois passei para os cadernos e chegou-me perfeitamente bem - neste segundo caso, arranjei uma capa para ir metendo as fichas e fotocópias necessárias);
- Material de escrita (o normal: canetas azuis/pretas, canetas de cores, marcadores fluorescentes, lápis/lapiseira, borracha, etc.);
- Livros e/ou fotocópias (por vezes os professores indicam algum material de apoio necessário e isso pode incluir alguns livros específicos ou fotocópias de apontamentos e afins que eles próprios preparam);
E pronto, acho que basicamente foi isto :D Portanto como vês, não é nada demais e não precisas de ter medo xp A faculdade foi a altura em que andei menos carregada, acredita ^^
Beijinhos
Imagem de perfil

De • Smartie a 24.08.2015 às 20:37

Agora que vejo, esqueci-me aí de algo no comentário acima:
- Uma pen (dá imenso jeito teres sempre uma contigo no estojo, podes colocar lá ficheiros que precises de imprimir, trabalhos, apontamentos que os professores forneçam, etc.);
Agora é que acho que terminei xD
Imagem de perfil

De liz collingwood a 24.08.2015 às 22:08

os resultados saem tarde e deves ser daquelas (como eu) que gosta de organizar e ter tudo antes do tempo. de facto podes optar pelo básico, capas, cadernos, post-it, marcadores de folhas, canetas/lapiseiras, folhas. uma mala grande, tipo city bag rigida é sempre necessário :p espero ter ajudado!
Imagem de perfil

De sacha hart a 25.08.2015 às 14:40

Ajudaste sim! Obrigada Liz (:
Imagem de perfil

De alexis a 24.08.2015 às 23:10

Percebo perfeitamente aquilo por que estás a passar, sentia-me assim no meu primeiro ano de universidade e aquilo que te posso dizer, tendo em conta que não sei qual o curso para que vais é para esperares pelos primeiros dias de aulas, isto porque acho que acabas por te aperceber qual o método que melhor se adapta a ti e a cada disciplina. Há pessoas que gostam mais de escrever em cadernos, outras que usam folhas, aqueles que gostam de passar tudo a limpo, aqueles que gostam de deixar tudo direitinho nas aulas, aquelas disciplinas em que dá mais jeito escrever directamente nos power points , quanto tens acesso aos mesmos, enfim, há uma infinidade de situações que te podem acontecer.
Espero ter sido útil! Beijinhos
Imagem de perfil

De sacha hart a 25.08.2015 às 14:43

Foste bastante útil. Obrigada Alexis! Vou seguir o teu conselho e não stressar muito agora, ao invés esperar pelos primeiros dias e ver o que me serve melhor.
Imagem de perfil

De alexis a 24.08.2015 às 23:11

P.S. E claro vais precisar de todos os essenciais que provavelmente já usavas agora! Aconselho também a investires numa agenda dão imenso jeito!

Comentar post


Pág. 1/2




Lisboeta de 19 anos a aventurar-se em Erasmus. Blogger, leitora e pseudo-escritora nos tempos livres. Entusiasta e sonhadora.


+ sobre mim

→ seguir perfil



Life Abroad



Mensagens

Design Portefolio


Facebook Page



feed