Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




50 Sombras de Grey // Cinema

por sacha hart, em 06.03.15

2015 // Drama, Romance

Imdb.

 

Ontem à noite, fui ver o filme mais mediático do ano. A única expectativa que tinha para este filme era que não me fizesse arrepender de ter gasto dinheiro e tempo a vê-lo. Expectativa superada. Não é um filme de 4,2 estrelas, como é  avaliado no Imdb. Tampouco de 10, também. Mas entreteve e foi bonito. 

Enquanto leitora desta trilogia, fiquei agradavelmente surpreendida por o filme não ser fiel aos livros. A verdade é que não simpatizei com a Anastasia Steele nem com o Christian Grey dos livros, nem com a história em geral. Sempre me pareceu um pouco insípida e forçada. Já o filme pareceu-me uma toda nova abordagem à história deste casal. Vi uma Anastasia mais simpática, alegre e divertida do que o livro fazia querer, e um Mr.Grey mais descontraído e alcançavél do que imaginava. Os acontecimentos que juntaram estes dois, embora tenham sido semelhantes aos dos livros, pareceram-me mais naturais no grande ecrã. Esta primeira adaptação de 50 Sombras de Grey desenvolve o começo da história de Ana e Christian, toda ela desde o inicio consensual e também agradável de se ver. 

 

 

 

A escolha dos atores foi interessante. Desconhecia Dakota Johnson (Anastasia) e achei que fez um bom trabalho. Sem dúvida, a melhor prestação do filme. Concedo-lhe isso porque me fez mudar de ideia sobre Anastasia Steele, uma personagem que me irritou nos livros! O Mr.Grey, o Sr.Fatal, foi interpretado pelo Jamie Dornan que eu já conhecia e gostava. Fico contente que este papel lhe tenha vindo parar às mãos, embora ache que não encaixe completamente a visão que eu tinha para esta personagem. Ainda assim, esteve bem também! Conhecia alguns dos outros actores, outros nem tanto, mas é difícil opinar sobre a sua prestação quando quase não aparecem no filme.

Esta é uma das críticas que faço ao filme. Centra-se tanto, tanto na Anastasia e no Grey que pouco nos dá a ver das suas vidas fora do tempo que passam juntos ou das outras pessoas que fazem parte das suas vidas. O pouco que se viu pareciam cenas passageiras. Outra coisa que não me agradou foram os planos da imagem focados na cara dos dois principais. Juro que durante metade do filme a tela do ecrã só mostrava o rostos deles, e à vez! Tornou-se um bocadinho irritante, mas nada que não se aguentasse... Desiludiu-me um pouco que no filme não tenham atenção detalhes característicos da trilogia, como o Blackberry do Grey (custava assim tanto terem-lhe posto um destes ao invés de um Iphone?) ou o uso de mais frases sonantes dos livros. A minha última crítica seria que explorassem melhor a história. O filme tinha potencial para ser melhor do que foi.

 

 

Claro, nem tudo é mau! Aliás, o filme reúne muitos elementos positivos. Um, sem dúvida absoluta, é a banda sonora. Adoro, adoro, adoro. Não só eram músicas excelentes, como também encaixam os momentos certos do filme. Houve planos de imagem lindos neste filme (até a cara deles o era, só me aborreceu mesmo a repetição do mesmo). Ainda, gostei mais da história criada no filme. Cativou a atenção, sem dúvida. Falando das mediáticas cenas de sexo, acho que foram bem conseguidas sem ultrapassar a barreira do desconforto que no livro me provocaram. Mais importante ainda de referir: toda a relação sexual entre eles é consensual. Não vi nenhum abuso ou manipulação como alguns comentadores fazem crer. Mais um ponto para o filme!

No geral, recomendo-o. É um daqueles filmes românticos que se vê bem e em qualquer altura. No entanto, não foi o filme "woooow" que fizeram crer. Ainda assim, não desiludiu. Foi um bom filme para a minha tentativa de descontrair e divertir-me um pouco na noite passada (: 

 

Deixo-vos a excelente banda sonora do filme.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:21


6 comentários

Imagem de perfil

De • Smartie a 06.03.2015 às 16:52

Eu disse que não te ias arrepender de dar uma oportunidade ao filme, eu também o fiz e acabei por gostar :)
Imagem de perfil

De Sara a 07.03.2015 às 11:01

adorei a tua review! gosto imenso destes posts em que falas de livros ou filmes, adoro a maneira com que dás a tua opinião :)
Imagem de perfil

De twilight_pr a 07.03.2015 às 15:33

Tu já sabes que eu adorei o filme e concordo contigo no ponto de que acho que o filme não e de 4,2 que é dado ao imdb, porque a sério... enfim.
Mas concordo que havia muitas coisas que gostava que fossem mais exploradas, por exemplo eu adorava que estivesse a parte mais romântica do filme a cena de ela a chorar e a dizer-lhe que já não gostava dele e depois ele a perguntar porquê e ela a dizer que era porque ele nunca fica com ela e depois passado um pouco ele aparece lá em casa dela e ele acaba por passar lá a noite. É um dos momentos mais românticos e e eu acho que era uma cena que eu gostava realmente que tivesse sido posta no final, ainda estou com a esperança que tenha sido colocada como cena cortada, mas não compreendo porque para verem o filme acho que ninguém se importava de ver mais uns minutos e ainda por cima ficar com a cena mais romântica.
Gostei principalmente do final do filme, não não o final final, mas quando eles ainda estão no quarto vermelho. No livro ela parte logo para os insultos e tal e tipo pronto e no filme eu entendo muito mais o porquê de ela ter querido as cenas assim e depois ter reagido daquela forma; entendo mais no filme do que no livro.
Gostei da adaptação do filme, gostei que tivessem colocado esta atriz para Kate, gostei bastante dela no filme! Adorei o Eliot. ADOREI o Taylor - que acho que ele é bastante intenso xP
Enfim, eu adorei realmente do filme e concordo contigo a banda sonora é perfeita e foi super bem inserida no filme! SUPER BEM MESMO! Pensei que a música da Ellie Goulding ia para os créditos finais como tinha acontecido com o Divergente, mas afinal não e gostei bastante da forma como ela ficou na cena. Também adorei como as músicas da Beyoncé super sexys na realidade, ficaram nas cenas acho que encaixaram perfeitamente! Não tenho nada a apontar mesmo da banda sonora!
A Dakota fez um óptimo trabalho! Adorei que a tivessem escolhido para o papel, ficou uma fantástica Anastasia Steele. E gostei da forma como o Jamie interpretou o papel, gostei bastante realmente - acho que lhe ficou muito bem o papel de Christian Grey.
E resumindo este meu comentário enorme, porque quando se começa a falar de Fifty Sahdes nunca mais paro... concordo muito com a tua opinião :)
Beijinhos grandes! E mais uma vez concordo e adorei o tu escreveste sobre o filme! (Jesus Leto que isto ficou mesmo enorme - sorry)
Imagem de perfil

De maryjane a 07.03.2015 às 16:28

ok ao cinema nao vou ver, mas sei que já corre pela net. Sabes onde?
Imagem de perfil

De liz collingwood a 08.03.2015 às 22:41

ainda tenho que ver esse filme. já li os livros e é merecido vê-lo. apenas acho a Dakota um pouco enfadonha, chata e quase sem expressão, como digo "pão sem sal" mas vamos lá ver o filme para tirar as teimas :p
Sem imagem de perfil

De Sabores e dissabores literários a 09.03.2015 às 20:02

Olá!
Eu li o livro e ainda não tive oportunidade de ver o filme, mas estou muito curiosa para o fazer para poder formar a minha própria ideia em relação ao mesmo, porque tenho lido opiniões tão controversas sobre ele que já nem sei.
Há pormenores no livro que gostei do livro, em especial e aspectos relativos às personagens, por isso quer ver se no filme as personagens estão ligeiramente mais bem construídas.
Gostei muito da tua opinião. :)
Beijinhos.

Comentar post




Lisboeta de 19 anos a aventurar-se em Erasmus. Blogger, leitora e pseudo-escritora nos tempos livres. Entusiasta e sonhadora.


+ sobre mim

→ seguir perfil



Life Abroad



Mensagens

Design Portefolio


Facebook Page



feed