Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




15 de Março

por sacha hart, em 16.03.15

Fez ontem quatro anos que o conflito na Síria começou. E ainda assim, sorri, pois ontem foi também o 4º aniversário de Ashraf, o pequeno refugiado sírio de quem já aqui tinha falado. 15 de Março foi por isso uma data que não me passou em branco, embora para muita gente não represente nada de especial. 

Quatro anos é muito tempo para uma guerra, mas para uma vida é pouquíssimo. Pensando no Ashraf, pergunto-me como terá sido o seu dia e se será alvo de celebração. Desejava que sim, e que ele pudesse ter passado o dia num lar bom e em condições, no seu país, junto daqueles que o amam. A realidade, contudo, é diferente. Não tem um país seguro para onde regressar, nem uma casa intacta à sua espera - antes um abrigo de metal e plástico pequeno que abriga a sua família no campo de refugiados no Bekkaa Valley, Líbano - ou restantes familiares, pois alguns já foram vitimados por esta tragédia que se arrasta na Síria há tempo de mais.

Mas ainda assim era o seu aniversário, a celebração da vida. Desejo-lhe mais quatro anos, depois outros quatros e por aí diante até que tenha uma vida longa e feliz. Desejo que os seus próximos anos de vida lhe garantam um futuro melhor. Alimentação. Educação. Saúde. Habitação. Desejo tudo, tudo, tudo. Mas, sobretudo, Paz. Segurança. A minha esperança é de que Ashraf, assim como tantas outras crianças, sejam o futuro de uma Síria democrática, desenvolvida e em paz.

 

 Todos os direitos reservados a UNHCR @

 

Enquanto isso - e sei que, infelizmente, a tragédia na Síria está longe de acabar - espero que Ashraf e a sua família estejam tão bem como podem estar mediante a situação. Confio na UNCHR e noutras organizações para os protegerem. Ainda assim, sei que a ajuda nunca é suficiente. Nós também podemos dar o nosso contributo. É realmente das poucas coisas que podemos fazer. Eu estou só à espera de receber a minha mesada, que será de imediato recambiada como donativo para a UNCHR. Não é muito. Aliás, é muito pouco comparando com aquilo que é preciso. Mas é algo. E ajudará alguém. Será Ashraf, a sua familia ou os quase 10 milhões de sírios refugiados ou deslocados, seja os mais de quarenta e três milhões de refugiados espalhados pelo mundo. Ajudará. É tudo o que posso esperar.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:05


6 comentários

Imagem de perfil

De twilight_pr a 16.03.2015 às 18:58

Parabéns a este menino fofo e que esteja a salvo no seu país :x
Beijinhos*
Imagem de perfil

De • Smartie a 16.03.2015 às 20:23

Parabéns a ele, esperemos que tudo corra da melhor forma possível dentro desta situação terrível!
Beijinhos
Imagem de perfil

De Emy a 16.03.2015 às 23:12

Isso é verdade mas confesso que este foi dos meus preferidoss
Imagem de perfil

De liz collingwood a 16.03.2015 às 23:30

honestamente, não vejo os confrontos acabar! parece um terrível ciclo vicioso. mas nunca desistir, apesar de não ser o nosso país, sabemos que recebemos ajudas de outros países!

eu gosto muito daqueles desafios, acho giro conhecer melhor as bloggers, vemos se temos algo em comum ou não. mas no fundo, todas diferentes! :) vá lá, que ponto mais gostaste de saber? ihih
Imagem de perfil

De moon a 18.03.2015 às 11:05

ahah e se encantam :p
beijinhos xx
Imagem de perfil

De Sara a 19.03.2015 às 11:15

Tu és simplesmente fantástica. Tens um coração de ouro, Sacha.
Os teus textos relacionados com este tema são comoventes.

Comentar post




Lisboeta de 19 anos a aventurar-se em Erasmus. Blogger, leitora e pseudo-escritora nos tempos livres. Entusiasta e sonhadora.


+ sobre mim

→ seguir perfil



Life Abroad



Mensagens

Design Portefolio


Facebook Page



feed